terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ciclo da água VI


Calotas Polares
A calota polar é uma região de latitude elevada de um planeta, centrada na região polar, que está coberta por gelo.
A composição do gelo varia. Os pólos terrestres encontram-se cobertos essencialmente por gelo de água. O gelo das geleiras é o maior reservatório de água doce sobre a Terra, e perde em volume total de água apenas para os oceanos. As geleiras cobrem uma vasta área das zonas polares, mas ficam restritas às montanhas mais altas nos trópicos.

Qual o efeito do derretimento das calotas polares?
A superfície de terra firme em nosso planeta mantém uma carga de cerca de 38 milhões de quilômetros cúbicos de gelo, dos quais 85% estão na Antártida. Como o gelo é menos denso do que a água, (por isto os cubos de gelo flutuam na água), esses 38 milhões, ao derreter-se, se transformariam em 33 milhões de quilômetros cúbicos de água que iriam parar obviamente no oceano.
O oceano tem uma superfície aproximada de 360 milhões de quilômetros quadrados. Se esta superfície permanecesse constante e os 33 milhões de quilômetros cúbicos de gelo fundido se esparramassem uniformemente sobre ela, o nível do mar subiria 92 metros.
Entretanto, a extensão do oceano não permaneceria constante, isto significa que a superfície do oceano aumentaria e a "cobertura" procedente do desgelo não seria tão grossa quanto acabamos de supor. Mesmo assim o nível do mar subiria, provavelmente, cerca de 60 metros, o bastante para alcançar o vigésimo andar do Empire State Building em Nova York e alagar boa parte das áreas povoadas da Terra.




Fontes:
http://sustentare-hipermidia.blogspot.com.br/2009/11/distribuicao-e-o-consumo-de-agua-doce.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário