terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sociedade de Consumo e Lixo-Texto 3



Seguindo com a serie de textos acerca do tema “Sociedade de Consumo e Lixo” os próximos textos apresentarão um panorama da situação do Lixo no Brasil,da sua reciclagem e do “fim” dado aos detritos que não são reutilizados.

Estima-se que cada brasileiro produza um quilograma de lixo diariamente,sendo que em todo o pais são coletadas 188,8 toneladas todos os dias,com 96% desse lixo sendo encaminhado a Aterros (sanitários ou controlados) e aos 2096 lixões no território brasileiro.
Imagem  Retirada de politicabrasileira.com.br
Desse montante de lixo apenas 2% é reciclado,sendo as campeãs de reciclagem as latinhas de alumínio e as garrafas PET,com índices de reciclagem de 97% e 55% respectivamente.
Os responsáveis pela reciclagem desse montante de lixo são os catadores e as cooperativas de reciclagem.




Estima-se que existam de 300 mil  a 1 milhão de indivíduos exercendo a profissão de catadores no Brasil e apesar do importante papel ambiental dos catadores esta é uma profissão  muito mal remunerada,pois os catadores andam kilometros carregando centenas de quilos de material reciclável em suas carroças para receber de um a dois salários mínimos ,pois cerca de 75% do lucro obtido fica com o “atravessador”.
A situação do lixo no Brasil é de certo modo alarmante,mas vem melhorando desde 2010 quando foi aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos  (PNRS) que regulamentou a coleta e estabeleceu metas para a reciclagem a serem alcançadas até 2014.

Esse foi o texto desta semana,na próxima serão discutidas as diversas formas de reduzir o montante de lixo produzido,deixe sua opinião nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário