terça-feira, 20 de novembro de 2012

Reciclagem-Texto V



RECICLAGEM DE PAPEL

A reciclagem de papel é tão importante quanto sua fabricação. A matéria prima para a fabricação do papel já está escassa, mesmo com políticas de reflorestamento e com uma maior conscientização da sociedade em geral. Com o uso dos computadores, muitos cientistas sociais acreditavam que o uso de papel diminuiria,  principalmente na indústria e nos escritórios, mas isso não ocorreu e o consumo de papel nas duas últimas décadas do século XX foi recorde.
O processo de reciclagem de papel inicia-se na separação do papel de outros detritos, em  seguida existe um banho de detergentes e solventes para retirar a tinta. O papel é transformado numa pasta. As impurezas são removidas com uma série de lavagens. Depois a pasta é misturada com cloro, que a torna branca. Para a reciclagem ser possível cabe a quem for utilizar - a todos nós – fazer uma seleção correta dos papéis recicláveis e isso significa essencialmente separar os papéis de outros materiais com os quais possam estar associados - como plásticos, por exemplo,  e que perturbam o processo de reciclagem. Pelo mesmo motivo, papéis indissociavelmente ligados a outros materiais como as embalagens aluminizadas devem ser excluídos.
Locais onde se produz muito papel usado pode incutir interesse numa separação de diferentes tipos de papeis: papéis quase brancos e impressões de computador para um grupo, papéis de jornais e revistas para outro, e cartões para outro. Existem, porém alguns tipos de materiais que contaminam o papel, tornando-o difícil de reciclar.
Pode-se reciclar: caixas de papelão, Jornal, Revistas, Impressos em geral, fotocópias, rascunhos, envelopes, papéis timbrados, cartões e papel de fax .
Não se pode reciclar: papéis sanitários, papéis plastificados, papéis metalizados, papéis parafinados, copos descartáveis de papel, papel carbono, fotografias, fitas adesivas, etiquetas adesivas e papel vegetal.
Assim, pela gravidade da situação  ambiental em todo o mundo, se torna necessária a implantação da Educação Ambiental para as gerações em idade de formação de valores e atitudes, como também para a população em geral, pela emergência da situação em que o planeta Terra se encontra.

Grupo:   Lucas Köpke – Nº 25
                Rubens Neto – Nº 35
                Felipe de Oliveira -  Nº 20

Referências Bibliográficas:
Grigoletto, Monografias ambientais, v(6),  p.1414–1422, mar/2012.

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