terça-feira, 20 de novembro de 2012

Lixo Nuclear-Texto IV



Energia Nuclear X Produção de lixo atômico

 Energia nuclear se caracteriza pela emissão de partículas, como prótons e nêutrons, ou radiação eletromagnética intensa do núcleo dos átomos. Muitos debates são realizados sobre a energia nuclear, os defensores das usinas nucleares exibem as supostas vantagens e minimizam os riscos desta forma de produção de energia elétrica. E apesar da grande quantidade de vantagens apontadas por eles na produção de energia nuclear (como o fato de que essa não contribui para o efeito estufa, independe de fatores climáticos (como chuvas e ventos), possui menor custo na produção de energia do que nas termoelétricas, nas usinas solares e nos parques eólicos e além da facilidade e pequeno risco no transporte), ainda existem riscos associados à forma de produzir energia nas usinas nucleares, riscos associados à extração do minério das minas, seu transporte, enriquecimento, uso nos reatores e descarte. E há a possibilidade de ocorrer um acidente com o material altamente radioativo em todas as etapas de produção, contaminando água, solo, ar, além de pessoas e animais.
Vale resaltar o acidente ocorrido e Chernobyl em 26 de Abril de 1986, um dos reatores da usina explodiu, liberando para o ambiente uma imensa nuvem radioativa, que contaminou pesadamente o solo, as pessoas e os animais o acidente liberou mais radiação do que a bomba atômica de Hiroshima, e apesar do cuidado tomado na produção desse tipo de energia ainda existem muitos riscos. Todo ano, diversos acidentes em usinas nucleares são registrados ao redor do mundo. Contudo, o público não é devidamente informado e as falhas graves de segurança são simplesmente ocultadas, por interesses econômicos e políticos.
A operação de uma usina nuclear produz lixo altamente radioativo. O principal componente desse lixo é o material radioativo que resulta do combustível nuclear depois das reações em cadeia. Esse material é retirado do reator e vai sendo armazenado temporariamente em piscinas de resfriamento, no interior da própria usina. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estima que 250 mil toneladas desse material são estocados atualmente. Ou seja, a produção desse tipo de energia necessita de locais isolados e protegidos para o armazenamento desse lixo.
Após uma usina nuclear ser desativada, quando chegar ao fim de sua vida útil, muitas peças tornaram-se radioativas, portanto ela não pode ser simplesmente fechada. Atualmente nenhuma usina nuclear foi fechada e não há ainda consenso de como proceder para desativar uma usina nuclear de forma segura e economicamente eficiente. E seja como for estima-se que o gasto dessa desativação ultrapassa 100% do gasto da construção da própria usina.
Na prática, o lixo radioativo está sendo depositado em desertos, no fundo dos oceanos  e dentro de montanhas. Porém, o armazenamento ainda deve ser feito com segurança por um intervalo de tempo muito grande, até que sua radioatividade caia para níveis seguros e esse intervalo de tempo pode alcançar centenas de milhares de anos a um custo incalculável.
A seguir um vídeo falando um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens da Energia Nuclear: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário