terça-feira, 20 de novembro de 2012

Biomas-Texto IV




Cerrado
    Típico de regiões tropicais, o Cerrado ocupou o Brasil, originalmente, 2 milhões de km², porém hoje em dia só restam 20% deste total. Apresenta duas estações bem definidas: o inverno seco e o verão chuvoso. O solo apresenta deficiência de nutriente, sendo que para a lavoura é necessário passar pelo processo de calagem para tornar o cultivo uma coisa viável.
    Apresenta em sua flora árvores pequenas com casca grossa e troncos retorcidos, sendo muito comum gramíneas. Estima-se que mais de 10 mil espécies estão presentes em sua flora, já a sua fauna é muito grande e variada, indo desde um simples tatu até uma onça pintada. É o lar das aves símbolo do país como a arara azul.
No cerrado são encontradas diversas espécies de frutas que normalmente servem para fazer sucos diversos. Uma das frutas mais conhecidas é o pequi, que normalmente é preparado com o arroz.
O cerrado é o sistema ambiental que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Atualmente cerca de 20 milhões de pessoas vêm para a região. O que mais levou as pessoas para essa região foi o garimpo, que por sua vez contribuiu para o desmatamento e a poluição dos rios com mercúrio. Hoje em dia as principais atividades agrícolas existentes na região são o plantio de soja, milho e algodão.
A preservação do bioma é feita a partir da criação de reservas e parques nacionais, mas infelizmente não são respeitados e com isso só aumenta a destruição da área que ainda existe.                   















Nenhum comentário:

Postar um comentário