terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ongs e Biomas III


O deserto de Gobi


O Deserto de Gobi é um extenso deserto localizado no continente asiático, ao norte e ao noroeste da China e ao sul da Mongólia, ocupando mais de 30% do país. É a região árida mais extensa no continente asiático, com cerca de 1.295.000 km². A maior parte das chuvas é bloqueada pelo Himalaia, tendo somente cerca de 17,7 centímetros de chuva a cada ano. É constituído por montanhas rochosas e por grandes extensões de dunas. É um deserto frio com grandes amplitudes térmicas anuais (no inverno as temperaturas podem chegar a - 40 ºC e no verão a 40ºC).
Conhecido no mundo da Paleontologia pelas suas jazidas fósseis, neste deserto, muitas espécies de dinossauros foram descritas, como o Tarbossauro. O Gobi é considerado um dos maiores sítios arqueológicos do mundo. Além de fósseis de dinossauros, há um curioso fato da descoberta do “tesouro budista” que pode ser visto com mais detalhes: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1251500-5603,00-ARQUEOLOGOS+ENCONTRAM+TESOURO+BUDISTA+NA+MONGOLIA.html

A área contém cinco regiões ecológicas diferentes: as estepes desérticas do leste de Gobi, o planalto semi-desértico de Alashan, as estepes desérticas do Vale dos Lagos de Gobi, o semi-deserto da Bacia Dzungarian e a cordilheira Tian Shan.
As estepes desérticas do leste de Gobi cobrem a região leste, abrangendo 281.800 km².. Há muitas salinas e áreas de baixa altitude no leste de Gobi, bem como as Montanhas Yin.
O planalto semi-desértico de Alashan fica a oeste-sudoeste das estepes desérticas do leste de Gobi. É formado por bacias desérticas e cordilheiras de montanhas de baixa altitude, como a cordilheira Altai de Gobi, as Montanhas Helan, e as Montanhas Qilian.
As estepes desérticas do Vale dos Lagos de Gobi estão entre as montanhas Khangai e a cordilheira Altai, no norte do Planalto de Alashan.
O semi-deserto da Bacia Dzungarian está situado entre a cordilheira Tian Shan no sul e a cordilheira Altai ao norte. A área se estende desde o sudeste da Mongólia até a China, cobrindo a parte norte da província de Xinjiang na China.
A cordilheira Tian Shan atua como uma fronteira entre a Bacia Dzungarian e o deserto de Taklamakan à oeste. O Taklamakan é considerado separado de Gobi por causa de sua bacia de areia cercada por altas montanhas.








Fauna: Diversidade de animais, mostrando que algumas espécies podem se adaptar até mesmo em algumas das piores
condições do planeta.
Jerboa: pequenos roedores com orelhas longas, um rabo comprido e pernas saltitantes com que permitem saltar até 3 metros, como um canguru. Esse animal corre risco de extinção.

Águia-dourada: Aves de rapina que podem chegar a quase 6 kg se alimentando apenas de jerboas. As águias-douradas são treinadas por nômades de Gobi.
Leopardo-das-neves: costumavam vagar por todo o frio Gobi em grande número, tendo uma diminuição com a caça dos humanos.
 Em Gobi as tempestades de areia são bem grandiosas, e, no ano de 1988, percorreu uma tempestade por muitos quilômetros carregando finos sedimentos de areia que atravessou o Oceano Pacífico e atingiu a América do Norte (Estados Unidos e Canadá).
O deserto está se expandindo em um ritmo preocupante decorrente de variações climáticas, gerando consequências danosas a seus vizinhos. A China é a mais atingida, perdendo áreas de agricultura para o deserto em expansão. O governo chinês anunciou planos para plantar a “Muralha Verde da China”, uma linha de novas florestas com o objetivo de diminuir a expansão do deserto. É um assunto que vem sido discutido: http://www.esquerda.net/artigo/grande-muralha-verde-não-cala-os-críticos


            http://pt.wikipedia.org/wiki/Jerboa





Nenhum comentário:

Postar um comentário