terça-feira, 20 de novembro de 2012

Enchente I


Enchente

Enchente é um ato natural, geralmente causada por contínuas e intensas chuvas, que projetam uma quantidade de água maior do que a sua capacidade de comportá-la em qual seja o leito natural, rios, lagos, entre outros. Em mares e oceanos também podem ocorrer às enchentes com as devidas ressacas.
A ocorrência de enchentes é mais freqüente em áreas mais ocupadas, onde os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência com o tempo se não forem revisados no certo tempo.
Quando pensamos nesse assunto, associamos diretamente com tragédias e destruições. Mas, essas ocorrências de enchentes que passam na TV, onde pessoas ficam sem casas, sem nada, tem uma explicação. Todo rio tem necessidade de ter uma área chamada “área de inundação” para onde a água escoará em caso de inundação. Ta aí o problema de muitas cidades, onde ocorre grande urbanização, que é o fator principal para essa ocorrência, pois pessoas saem do campo sem nenhum planejamento para morar na cidade, construindo suas moradias onde o rio naturalmente irá transbordar e alagar tudo o que construiu, tal como pensar na declividade das ruas (onde escorre a água da chuva). Se isso não ocorresse, seria certo que enchentes, inundações e alagamentos não causariam tantos problemas como passam nos noticiários, tirando o fato econômico em que as pessoas podem perder tudo o que possui de bens materiais e além da possibilidade de contrair doenças, como a leptospirose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário