terça-feira, 20 de novembro de 2012

Efeito estufa IV


Efeito Estufa: o que devemos fazer para minimizar?
Muito se tem falado sobre esse fenômeno que tanto preocupa os especialistas em meio ambiente e muitas são as propostas para, digamos, minimizar o problema.
Observa-se que ninguém apresenta uma proposta definitiva de erradicação da poluição provocada pelo gás carbônico ao meio ambiente. Sempre são apresentadas soluções paliativas, que, em última análise, empurram o problema para gerações futuras.
O clima da Terra está passando por um aquecimento global, que apesar de ser considerado um feito natural seu processo está sendo acelerado pela ação humana, com a liberação de poluentes na atmosfera que acentuam o efeito estufa.
Essa tentativa de amenizar o efeito estufa vem se tornando uma tarefa cada vez mais difícil dentro do complexo choque de interesses em escala global, já que atualmente várias empresas, multinacionais, entre outros, vem se preocupando muito mais com os aspectos financeiros do que com os aspectos ambientais. O uso descontrolado de matérias-primas, o crescimento caótico das cidades e o desmatamento são temas que integram toda essa discussão.
Mais difícil que apontar os erros em relação à forma de tratar o meio ambiente é achar soluções possíveis dentro de realidades tão diversas. Na hora de aplicar medidas concretas, esbarra-se em diferentes interesses de cada país ou grupo social.
E com relação a isso o que podemos fazer, já que o tema envolve questões meteorológicas, culturais, biológicas, econômicas e diplomáticas?
Ai vai algumas dicas e sugestões para minimizar o Efeito Estufa:
*Solução para reduzir o efeito estufa e estabilizar aquecimento global está nas florestas: Diminuir o desmatamento de florestas tropicais pode ser a maneira mais barata para reduzir os gases de efeito estufa e estabilizar o aquecimento global
*Porque não usar a tecnologia a favor do meio ambiente?  Cientistas e engenheiros defendem que a solução para o aquecimento global exagerado está no desenvolvimento de tecnologias energéticas que emitam menos dióxido de carbono. Entre as mais pesquisadas atualmente estão a fissão nuclear, células combustíveis de hidrogênio, desenvolvimento de motores elétricos e também o aprimoramento de motores à
combustão pela diminuição do consumo e pela diversificação de substâncias combustíveis. No Brasil, ganha destaque o desenvolvimento de matrizes energéticas de origens vegetais, como o etanol, o biodiesel e também o Hbio.
*Economizar energia elétrica.
* Evite utilizar carros como meios de transporte, dando preferência ao transporte coletivo e bicicletas.
* Recicle o lixo e tenha mais cuidado ao consumir embalagens.
* Se você tiver um quintal em sua casa, plante árvores, de preferência nativas de sua região.
Apesar de ser considerado difícil amenizar o Efeito Estufa devido às questões englobadas a ele, existem pequenos gestos que podemos praticar. Assim se cada um tiver a consciência do bem que estará  fazendo ao planeta esses atitudes se tornaram bem mais fáceis!
Fonte:

http://noticias.ambientebrasil.com.br/artigos/2005/11/12/21670-proposta-para-minimizar-o-efeito-estufa.html

http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=23130&action=reportagem

http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/wp-content/uploads/2010/11/solidariedade.jpg
O clima esquenta - Guia do Estudante Atualidades Vestibular + Enem -  editora abril
Segundo semestre 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário