terça-feira, 20 de novembro de 2012

Biomas-Texto V



Everglades
O Parque Nacional dos Everglades é um patrimônio mundial no Sul da Flórida. O terceiro maior parque dos EUA ( perdendo apenas para Yellowstone e o Vale da Morte), possuindo milhares de quilômetros quadrados de pântanos, mangues, vastas pradarias e zonas aquáticas e uma enorme diversidade de flora e fauna, em especial os Crocodilianos e outros répteis.
O parque nacional foi criado em 30 de maio de 1934, sendo totalmente estabelecido em 6 de dezembro de 1947. No dia 24 de outubro de 1979 o parque Everglades foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO.

 File:Evergladesareamap.png

Fauna e Flora.

A área abriga várias espécies raras e algumas em perigo de extinção, tais como o crocodilo americano, a pantera-da-flórida, e o peixe-boi-marinho.
 Mais de 1000 espécies de plantas podem ser encontradas no parque, que possui uma flora adaptada ao clima subtropical e tropical.
 Nenhuma espécie ou parte da paisagem pode ser levada do parque, isto inclui orquídeas, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos, corais, peixes tropicais, esponjas e madeira. Apenas conchas (não ocupadas por nenhum molusco) podem ser levadas do parque.





O jacaré-americano, pelo porte e presas pode ser um animal muito perigoso, mas raramente atacam humanos.  São extremamente comuns nos Everglades e estima-se que existem mais de um milhão só na Flórida, mais do que todas as outras populações de espécies crocodilianas juntas. Porém, se comparar esses números ao número de pessoas que nadam em rios da Flórida todos os anos descobrirá que a probabilidade de ataque é muito baixa. Os jacarés podem crescer até aos 4,5 metros, mas é muito raro ver animais com mais de 4 metros.



No dia 13 de agosto desse ano, pesquisadores capturaram no parque uma Píton, cobra, de cerca de 5,6 metros de comprimento, pesando 75 Kg e com 87 ovos, a maior já encontrada nos Evergrades .
"Esta coisa é gigantesca e deve ter uns 30 centímetros de grossura. Isso significa que essas cobras estão conseguindo sobreviver em zonas silvestres há muito tempo. Não há nada que as detenham e, por isso, podem ser consideradas uma ameaça", Adverte o gerente do museu de répteis Kenneth Krysko, apontando os riscos que os pântanos podem oferecer.





O Parque recebe visitantes o ano todo, exceto durante a época úmida, de Junho a Outubro, as instalações podem ter horários mais restritos ou fechar por completo devido a chuvas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário